quarta-feira, maio 09, 2007

"dos joelhos para baixo" , de Márcia Lança na Covilhã


O solo “dos joelhos para baixo” um dos projectos fimalistas do programa Jovens Artistas Jovens em 2006 estará na Covilhã, no dia 19 de Maio, sábado, pelas 21h30 no auditório do Teatro das Beiras, em mais uma organização da Quarta Parede.

Recorde-se que a Quarta Parede foi uma das estruturas associadas do projecto Jovens Artistas Jovens. Este tinha como principal objectivo o apoio e incentivo à criação artística de jovens artistas nacionais. O projecto seleccionou três vencedores, que têm possibilidade de apresentar o seu espectáculo em várias estruturas/teatros.
Márcia Lança foi uma das finalistas, com o espectáculo multidisciplinar “dos joelhos para baixo”.

Sinopse:

Partindo duma sequência de desenhos nascidos no ATL da escola nº6 de Campo de Ourique em que os traços do lápis são apagados pela borracha, notei que apagar sem deixar marcas era impossível. Coloquei a questão em cena, passando do suporte folha de papel ao suporte espaço. Mantive a folha de papel e trabalhei-a no estúdio fazendo-a interagir comigo. Surgiu destas experiências, que inicialmente se reduziam à transformação da matéria folha noutras matérias, uma série de acções com homens e mulheres de papel. Estas personagens são expostas a sequências de acontecimentos que determinam o seu fim ou continuação na peça. Uma cidade de papel é construída lentamente.

Márcia Lança