quarta-feira, abril 18, 2007

"Daisy Planet", de Olga Mesa, na Moagem >Fundão



A Quarta Parede e a Moagem - Cidade do Engenho e das Artes (Fundão) apresentam dia 21 de Abril de 2007, às 21h30, “Daisy Planet”, de Olga Mesa.
Daisy Planet é um o espectáculo de dança onde a ficção e a realidade se confundem, tendo como laço de união o amor.

Sinopse:

Olga Mesa criou “Daisy Planet” para o X Festival “Alternativa” realizado em 1999 em Madrid, no contexto do programa “Cartas de Amor”. O tema sugerido – o Amor – ganhou forma numa dramaturgia que, pela primeira vez no trabalho de Olga Mesa, incorpora o texto com o trabalho coreográfico. Não se baseia numa sobreposição, mas na forma como o texto se pode adaptar a partir do corpo, agindo ele mesmo sobre o corpo. A ironia está na relação subentendida entre o corpo que se expõe ou não e o seu sentido.
Nesta peça o artista visual Daniel Miracle, colaborador de Olga Mesa desde estO NO eS MI CuerpO (1996), criou o protótipo Neokinok.TV, para acrescentar uma nova dimensão ao espaço cénico. Um espaço problemático, onde os jogos de desdobramento entre a ficção e a realidade, o tempo registado do vídeo e o real da acção intervêm na memória do espectador.
Arte amoral, amor de um trabalho, de um objecto ou de uma ideia…
Daisy Planet é uma carta de amor-ficção, a ideia que o amor é como um corpo presente, duplicado, íntimo e constantemente exposto. O amor como um organismo, uma máquina de desejos, um permanente estado de admiração. Uma evolução que trespassa a carne para alcançar um estado de informação pura.
“Quero mais do que nunca ser um corpo, e acabar com a miséria do sentimento (…quero ser uma máquina, ser dor, sem pensar…)”.

Olga Mesa