sexta-feira, novembro 13, 2009

DIVULGAÇÃO_Planshister - aXe Ensemble e Carlos "Zíngaro" apresentam "Mécanique des Cordes", dia 21.Novembro'09

aXe Ensemble [Kamal Hamadache e Sigrid Gassler] e Carlos "Zíngaro" apresentam no dia 21.Novembro'09, a instalação / performance intermedia "Mécanique des Cordes", no âmbito de Planshister - encontros de criação com arqueologia industrial. A apresentação decorrerá às 21h30, na Sala de Exposições d'A Moagem, no Fundão.
Organização: Quarta Parede, Câmara Municipal do Fundão, A Moagem

Sobre "Mécanique des Cordes":
Todo e qualquer espectáculo do aXe Ensemble [Kamal Hamadache e Sigrid Gassler] associa movimento e som, duas das coordenadas fundamentais da arte intermedia. Esculturas cinéticas e máquinas robotizadas constituem os pilares do trabalho musical e cénico, gerido este por meio de um sistema informático baseado no cálculo de probabilidades. No caso específico de "Mécanique des Cordes", verifica-se tal em interacção com um performer humano, o violinista Carlos "Zíngaro". Entre o movimento e o som há uma relação física, sustentada na vibração das estruturas mecânicas, sendo esta amplificada para tornar audível o mínimo sobressalto.

Biografias:
Kamal Hamadache
Compositor com actividade no domínio das músicas electrónica e electroacústica, as obras de Hamadache são como que fotografias sonoras dos mundos geológico, vegetal e animal.
Sigrid Gassler
Gassler é uma instalacionista e cenógrafa especialmente interessada na construção de mecanismos que parecem ter uma vida própria e que tanto se dão a ver como a ouvir.
Carlos "Zíngaro"
"Zíngaro", por sua vez, é uma das mais importantes figuras da improvisação internacional, situado algures entre a matriz referencial do free jazz e o experimentalismo, se bem que a todo o momento evidenciando a sua formação clássica.

crédito foto: Christophe Loiseau