segunda-feira, outubro 23, 2006

Y Covilhã: Debate "O espaço do espectador", dia 21.Outubro

O espectador é, no conceito do trabalho da Quarta Parede, um objectivo prioritário na sua relação com o espectáculo.
Quando pensámos fazer este debate, a partir de uma experiência muito concreta – a do Teatri di Vita – direccionamos explicitamente essa experiência para a nossa realidade, embora diferenciada da realidade italiana, pensamos que a intervenção do Teatri di Vita é muito positiva pelo modo como introduz o espectador no espectáculo performativo.
Não queremos fazer do espectador um artista, mas gostávamos de ter a sua colaboração no debate, nas leituras do espectáculo contemporâneo. Deseja-se uma participação mais activa do espectador, através de conversas, debates, opiniões, que por certo terão um efeito positivo no trabalho que vimos desenvolvendo na Formação de Público.
Os contributos de vários espectadores farão com que este debate seja – esperamos – o início de uma relação mais íntima do espectador junto do espectáculo e que essa relação tenha reflexos positivos num futuro próximo, quer porque o público seja conhecedor das novas linguagens, que por certo o tornarão mais exigente, quer pelo que esta mesma exigência provoca no nosso trabalho, o qual queremos que estabeleça uma relação estreita com o público.
Quando iniciámos a nossa actividade tínhamos objectivos precisos entre os quais: quebrar a relação tradicional entre espectador e actor, entre plateia e palco e fazer com que arte contemporânea estivesse presente no dia a dia da nossa região. Estes objectivos só podem ser concretizados com a participação do seu principal destinatário, que é o espectador.